APEJUST integra Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho

Compartilhe

Por Evandro Krebs – Presidente da APEJUST

 

À frente da APEJUST – RS (Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul) e já em seu quinto mandato, o presidente da entidade, Evandro Krebs comemora os bons resultados de sua gestão, destacada inclusive por tradicionais premiações voltadas à comunidade empresarial gaúcha.

Hoje, com uma carteira superior a mil associados, a APEJUST encabeça uma luta em defesa da Justiça do Trabalho, embalada desde a implantação da Reforma Trabalhista pelo véu da insegurança, com consequências ainda imprevisíveis no contexto empregado x empregador. “Estamos lutando para que este fantasma desapareça. A Justiça do Trabalho é um marco na evolução social deste país e desempenha um papel fundamental como fator de equilíbrio na relação capital-trabalho”, defende o presidente. “A JT é a garantia de preservação dos direitos sociais”.

A avaliação do presidente é de que a Reforma Trabalhista, embora com a necessidade de alguns ajustes, “deveria ter sido discutida amplamente com a sociedade. “Houve imposição de uma dispositivo que retirou conquistas históricas do trabalhador”. O cenário impulsionou a criação de um Fórum, o FIDEJUST – Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho, que passa a debater e a articular ações com foco na conscientização da importância da JT no País e sobre os riscos inconstitucionais de redução dos direitos sociais e da precarização do judiciário trabalhista, contando com o apoio de mais de 30 entidades relacionadas ao judiciário, à sociedade como um todo, incluindo as centrais sindicais. “No dia 7 de fevereiro lançamos a plataforma digital do FIDEJUST, reforçando a defesa da preservação dos direitos sociais no País”.

Desembargadores, juízes, advogados, promotores, servidores do judiciário, peritos, trabalhadores em geral apoiam a iniciativa que deverá levar seus anseios nas próximas semanas ao Congresso Nacional para um debate aberto envolvendo a Justiça do Trabalho.

As questões da Reforma Trabalhista ainda deixam dúvidas quanto à atividade pericial, o que gera insegurança à classe, com retrações até mesmo no ajuizamento de novos processos trabalhistas, o que impulsiona a APEJUST a outros movimentos. Um deles, o maior reconhecimento do papel destes profissionais, contando com alinhamento e apoio de instituições como o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (AMATRA IV), Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (AGETRA) e Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (SATERGS) entre outras.

Por outro lado, a APEJUST (http://www.apejust.com.br/) também foca na qualificação setorial. Krebs salienta que os processos, praticamente todos eletrônicos, hoje, exigem demandas cada vez mais rápidas e adequação do perfil do perito como um todo, o que impulsionou a Associação a ofertar aos seus associados um mix de serviços que passam por novas ferramentas de trabalho, cursos de aperfeiçoamento e especialização, educação continuada e visão de cenários, por exemplo. A sede da entidade, localizada na Av. Getúlio Vargas, 1570/506, em Porto Alegre, serve de palco para reuniões de associados e cursos complementares, atendendo a estas e a outras demandas de mercado. (Clarisse Ledur)

 

Fonte: http://www.osul.com.br/apejust-lanca-forum-institucional-de-defesa-da-justica-do-trabalho-entidade-tambem-centra-esforcos-na-qualificacao-setorial/