A 3ª Outorga da Comenda do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) foi realizada nessa sexta-feira (29/11), no Plenário Milton Varela Dutra, em Porto Alegre.
Nesta ação, o TRT-RS homenageia personalidades que, por sua atuação destacada, tornaram-se exemplos para a sociedade. A medalha também é entregue a pessoas que de algum modo tenham contribuído para o engrandecimento da Justiça do Trabalho.
As medalhas foram entregues pela presidente, pelo corregedor e pela ouvidora do TRT-RS – desembargadores Vania Cunha Mattos, Marçal Henri dos Santos Figueiredo e Laís Helena Jaeger Nicotti, respectivamente.
Acesse as fotos da solenidade.
Confira, a seguir, os nomes dos 24 homenageados desta edição:
- Ministro Lelio Bentes Corrêa (Tribunal Superior do Trabalho)
- Ministra Kátia Magalhães Arruda (Tribunal Superior do Trabalho)
- Desembargador Ricardo Tavares Gehling (TRT4/aposentado)
- Desembargadora Rilma Aparecida Hemetério (TRT2)
- Desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves (TRT2)
- Desembargador José Luiz Ferreira Prunes (TRT4/aposentado – in memoriam)
- Desembargadora Maria Guilhermina Miranda (TRT4/aposentada)
- Desembargador Denis Marcelo de Lima Molarinho (TRT4/aposentado)
- Desembargador Juraci Galvão Junior (TRT4/aposentado)
- Juíza do Trabalho Catharina Dalla Costa (TRT4/aposentada)
- Procurador do Trabalho Paulo Borges da Fonseca Seger
- Advogado Helio Faraco de Azevedo
- Advogado Sebald Wagner (in memoriam)
- Advogado Sérgio Ivan Moreira
- Advogado Carlos Alberto Mascarenhas Schild
- Perito Evandro Krebs Gonçalves (Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho da 4ª Região – Apejust)
- Servidor José Rudimar Aita
- Servidora Yara Assunção Nodari (aposentada)
- Servidor Alexandre Modesto Farias
- Servidor Paulo Roberto Schmitt do Carmo
- Servidor José Américo Ilha de Quadros
- Servidora Denise Bampi
- Servidor Gelson Luiz da Silveira (aposentado)
- Educadora Acácia Zeneida Kuenzer
Em seu discurso, a presidente do TRT-RS destacou a importância da atuação da Justiça do Trabalho e de se reconhecer aqueles que fazem desta uma instituição notável, além de extremamente necessária. “A história do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, um dos mais antigos do país, foi e é escrita pelo trabalho de todos os que compartilham a sua filosofia; a sua finalidade na defesa dos direitos sociais, na dignidade do trabalho, na preservação dos empregos e da empresa, mas, principalmente, na busca por um mundo mais fraterno e solidário”, afirmou a desembargadora.
“Todas essas pessoas, ao longo do tempo, foram e são responsáveis pela defesa desses valores indispensáveis à manutenção de um mundo mais solidário e fraterno. Temos muito orgulho de os distinguir e espero que todos continuem engajados nessa luta, que é de todos nós, com muita coragem e muita determinação”, concluiu a presidente, referindo-se aos homenageados.
A Comenda do Mérito Judiciário do TRT-RS foi regulamentada pela Resolução Administrativa nº 42/2015. A outorga é gerida por um Conselho formado por nove desembargadores: os quatro que compõem a Administração do Tribunal (presidente, vice-presidente, corregedora e vice-corregedor), o presidente da Comissão de Comunicação Social e Relações Institucionais, e os quatro mais antigos da Corte que aceitarem participar. O Conselho pode indicar até oito nomes para o recebimento da Comenda e o presidente do TRT-RS, até 16 nomes.