A 3ª Outorga da Comenda do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) foi realizada nessa sexta-feira (29/11), no Plenário Milton Varela Dutra, em Porto Alegre.
Nesta ação, o TRT-RS homenageia personalidades que, por sua atuação destacada, tornaram-se exemplos para a sociedade. A medalha também é entregue a pessoas que de algum modo tenham contribuído para o engrandecimento da Justiça do Trabalho.
As medalhas foram entregues pela presidente, pelo corregedor e pela ouvidora do TRT-RS – desembargadores Vania Cunha Mattos, Marçal Henri dos Santos Figueiredo e Laís Helena Jaeger Nicotti, respectivamente.
Juíza do Trabalho Catharina Dalla Costa (TRT4/aposentada)
Procurador do Trabalho Paulo Borges da Fonseca Seger
Advogado Helio Faraco de Azevedo
Advogado Sebald Wagner (in memoriam)
Advogado Sérgio Ivan Moreira
Advogado Carlos Alberto Mascarenhas Schild
Perito Evandro Krebs Gonçalves (Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho da 4ª Região – Apejust)
Servidor José Rudimar Aita
Servidora Yara Assunção Nodari (aposentada)
Servidor Alexandre Modesto Farias
Servidor Paulo Roberto Schmitt do Carmo
Servidor José Américo Ilha de Quadros
Servidora Denise Bampi
Servidor Gelson Luiz da Silveira (aposentado)
Educadora Acácia Zeneida Kuenzer
Em seu discurso, a presidente do TRT-RS destacou a importância da atuação da Justiça do Trabalho e de se reconhecer aqueles que fazem desta uma instituição notável, além de extremamente necessária. “A história do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, um dos mais antigos do país, foi e é escrita pelo trabalho de todos os que compartilham a sua filosofia; a sua finalidade na defesa dos direitos sociais, na dignidade do trabalho, na preservação dos empregos e da empresa, mas, principalmente, na busca por um mundo mais fraterno e solidário”, afirmou a desembargadora.
“Todas essas pessoas, ao longo do tempo, foram e são responsáveis pela defesa desses valores indispensáveis à manutenção de um mundo mais solidário e fraterno. Temos muito orgulho de os distinguir e espero que todos continuem engajados nessa luta, que é de todos nós, com muita coragem e muita determinação”, concluiu a presidente, referindo-se aos homenageados.
A Comenda do Mérito Judiciário do TRT-RS foi regulamentada pela Resolução Administrativa nº 42/2015. A outorga é gerida por um Conselho formado por nove desembargadores: os quatro que compõem a Administração do Tribunal (presidente, vice-presidente, corregedora e vice-corregedor), o presidente da Comissão de Comunicação Social e Relações Institucionais, e os quatro mais antigos da Corte que aceitarem participar. O Conselho pode indicar até oito nomes para o recebimento da Comenda e o presidente do TRT-RS, até 16 nomes.
Fonte: Texto de Leonardo Fidelix e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT4)